Member-only story

A escada do crescimento político e pessoal

Fernando Lanzer
4 min readMay 17, 2020

--

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/woman">Woman photo created by freepik — www.freepik.com</a>

A psicoterapia é um eterno jogo de confrontação e apoio, como degraus alternantes na escada do desenvolvimento pessoal. Se ficar só no apoio, ou só na confrontação, o desenvolvimento não acontece.

Para ajudar a pessoa a crescer, o terapeuta ora confronta com a realidade, ora dá apoio para reforçar a auto-confiança e a capacidade de superar obstáculos.

Para subir a escada será necessário subir de degrau em degrau; usando a perna direita e a esquerda alternadamente, equilibrando apoio e confrontação.

Não dá para crescer numa perna só. Você não consegue subir a escada pulando só no pé direito do “eu me adoro, eu sou o máximo;” nem só no pé esquerdo da autocrítica. Você precisa usar as duas pernas para subir a escada e crescer.

A autoconfiança cresce com o reforço do sentimento de identidade: eu sei quem eu sou e o que eu quero. Esse sentimento de identidade e de confiança se fortalece também pela repetição do que já é conhecido. Eu me re-conheço ao fazer de novo coisas que já fiz; ao rever as mesmas pessoas, os mesmos lugares, ao repetir os mesmos hábitos. Podemos dizer que a mesmice nos assegura a continuidade e a identidade: reforça o sentimento de que continuamos sendo quem somos.

Tudo isso me dá forças para seguir em frente e usar a outra perna, que representa o…

--

--

Fernando Lanzer
Fernando Lanzer

Written by Fernando Lanzer

Consultant on Leadership Development, Managing Across Cultures, Leading Change. Author of “Take Off Your Glasses.”

No responses yet