Member-only story

Bolsonaro e a tropofobia

Fernando Lanzer
5 min readSep 7, 2022

Tropofobia é o medo de mudanças, qualquer tipo de mudanças. A maioria dos conservadores sofre de algum tipo de tropofobia, em maior ou menor grau. O conservadorismo, afinal de contas, é essencialmente o desejo de conservar as coisas como estão, ou até mesmo de resgatar o passado, voltando a um estado que existiu anteriormente.

Nos dias de hoje vemos mudanças cada vez maiores e mais frequentes no ambiente físico, social e econômico. Isso tudo está causando um crescimento no número de pessoas que sofrem de tropofobia. Em outras palavras, está havendo um crescimento do conservadorismo, um crescimento no número de pessoas que rejeitam as mudanças do ambiente e desejam retornar a um tempo que anterior a essas mudanças.

Do ponto de vista político, a direita sempre esteve ligada à manutenção do status quo, ou seja: manter as coisas como estão ou até mesmo voltar ao passado. A esquerda, em contraponto, sempre foi ligada a mudar o status quo. Em outras palavras, a esquerda almeja mudanças enquanto a direita pretende manter a situação vigente.

Essa é a essência da direita e da esquerda. É claro que na prática a teoria é outra: existem nuances (e muitas).

O mundo atual está cada vez mais cheio de mudanças e isso aumenta a complexidade com a qual precisamos lidar no dia-a-dia. Lidar com essa complexidade crescente, cheia de mudanças, é…

--

--

Fernando Lanzer
Fernando Lanzer

Written by Fernando Lanzer

Consultant on Leadership Development, Managing Across Cultures, Leading Change. Author of “Take Off Your Glasses.”

No responses yet