Member-only story
Direita, esquerda: volver!
A direita e a esquerda são expressões surgidas na França do Século 18, para designar, no parlamento, a bancada da Situação, que se sentava à direita da Assembléia, e a bancada da Oposição, que se sentava do lado esquerdo da mesma Assembléia Legislativa.
A Situação, na época, defendia a manutenção das coisas como eram então: um regime monárquico, com aristocratas privilegiados, apoiados por uma Igreja que defendia igualmente a situação vigente, com desigualdades sociais justificadas pela vontade divina e pela genética. Se acreditava, na época, que o sangue dos nobres era superior ao das pessoas não-nobres, e que os reis tinham o direito divino de governar. A Situação se auto-definia como sendo conservadora: desejava conservar os valores tradicionais da sociedade, tais como a Religião, o Amor à Pátria, a Família Tradicional e a Liberdade de os aristocratas serem donos das terras e dos meios de produção, explorando o trabalho dos camponeses.
A Oposição, na época, defendia que as coisas deveriam mudar para algo muito diferente: seria melhor acabar com a monarquia, a aristocracia e os privilégios da Igreja, dando fim às desigualdades sociais. O Ser Humano deveria ser o centro das atenções e ninguém deveria ter privilégios hereditários ou genéticos. Todos deveriam ser iguais perante a Lei da Nação. O Estado deveria oferecer igualdade de oportunidades para todos e cada pessoa…