Member-only story
Inflação, desemprego e cultura
Me perguntaram qual é a relação entre inflação e renda. Mas a resposta precisa levar em conta um terceiro fator: a cultura.
Quanto maior o desemprego, menor a renda. Quanto menor a renda, menor a inflação, pois as pessoas têm menos possibilidade de pagar preços mais altos pelos bens e serviços.
Isso tudo na teoria econômica clássica, que não leva em conta as diferenças culturais dos países e nem tampouco o fato de que as pessoas não se comportam de forma racional em lugar nenhum.
A teoria econômica clássica foi desenvolvida na cultura anglo-americana, que é apenas um dos seis tipos de cultura identificados no mundo. E é uma cultura onde se acredita que a razão é superior aos valores e à emoção. Esses aspectos precisam ser levados em consideração para se poder entender que a teoria econômica clássica NÃO FUNCIONA na prática… nem na cultura anglo-americana e muito menos em outras culturas. Pior ainda num mundo globalizado, onde as culturas interagem constantemente em todo o planeta.
No Brasil, que tem uma cultura bem diferente da anglo-americana, existe grande desigualdade de renda e de poder econômico. Nesse ambiente cultural, é possível que haja desemprego elevado afetando a classe mais pobre e os jovens… enquanto que existe inflação alimentada por uma classe média e uma classe alta que permanecem com renda e/ou…