Member-only story
O objetivo das empresas não é o lucro
O lucro é apenas uma condição de sobrevivência da empresa: sem lucro a empresa quebra e deixa de ser fonte de empregos e de produtos e serviços para a sociedade. Mas não devemos confundir isso com o objetivo da empresa.
Compare com uma pessoa: respirar é condição necessária para sobreviver…, mas esse não é seu objetivo na vida. Você pode não ter um objetivo nobre e inspirador, como salvar o País ou descobrir a cura do câncer. Pode ter um objetivo mais modesto, como trabalhar produtivamente e amar sua família. Entretanto, seu objetivo na vida vai além do respirar. Seu objetivo na vida vai além da satisfação das necessidades básicas descritas por Maslow como fisiológicas e de segurança.
Na empresa, o lucro está como uma necessidade básica. Se o lucro fosse realmente o objetivo, melhor seria mudar para o tráfico de drogas ou de armas, onde as margens de lucro são muito maiores. Ao invés disso, as empresas fazem escolhas sobre seus produtos e serviços. Infelizmente certos gestores, com grande frequência, esquecem disso e pensam, erradamente, no lucro como objetivo.
O objetivo de uma empresa é oferecer determinados produtos e/ou serviços para a sociedade, em troca de pagamentos feitos por seus clientes. Esses pagamentos formam uma receita, que deve ser maior do que as despesas, constituindo assim o lucro. A sociedade concede à…