Member-only story

Racismo brasileiro e americano

Fernando Lanzer
4 min readJul 23, 2020

--

Photo by John Cameron on Unsplash

É claro que o racismo existe no Brasil. Mas o racismo no Brasil é menos intenso do que nos EUA, pela própria natureza distinta das duas culturas.

O Brasil é mais pardo do que branco e mais pardo do que os EUA. O Brasil é mais mistura e os EUA é mais mosaico (as peças coexistem mas não se misturam). Isso em relação a todas as raças e etnias, não só entre brancos e negros. Não esqueçamos das grandes comunidades chinesas, vietnamitas e coreanas nos Estados Unidos e da enorme comunidade de origem japonesa no Brasil.

A cultura americana é muito de ver o mundo como dicotomia e dialética: ou isso, ou aquilo, sem meio termo nem nuances. A cultura brasileira é mais relativista: tudo depende das circunstâncias e os opostos podem ser verdade simultânea. Nos EUA as comunidades de imigrantes se misturam menos com os anglo-saxões, que também são imigrantes, mas esqueceram disso e acham que são os verdadeiros americanos. No Brasil não temos portugueses que se consideram “os verdadeiros brasileiros…” Os portugueses se misturaram mais com índios, negros e outros imigrantes, resultando numa etnia mais miscigenada ao longo dos séculos. O Brasil tem enormes problemas sociais e econômicos, mas a nossa miscigenação é parte da solução e pode nos salvar.

A colonização norte-americana

--

--

Fernando Lanzer
Fernando Lanzer

Written by Fernando Lanzer

Consultant on Leadership Development, Managing Across Cultures, Leading Change. Author of “Take Off Your Glasses.”

No responses yet